Tuesday, June 27, 2006

"Simplificar, responsabilizar e descentralizar"

São os grandes objectivos das novas regras de apoio à artes anunciadas ontem no CCB. De acordo com o Público, inúmeras alterações introduzidas deverão simplificar o processo (que passa a ser electrónico) e possibilitar diversas alterações no panorama cultural e criativo português. De salientar a modificação no estatuto do Instituto das Artes (que passará a Direcção Geral das Artes em Outubro) e a inclusão das artes visuais, fotografia e multimédia no quadro dos apoios sustentados.

Saturday, June 24, 2006

Da eloquência

"Na era da comunicação, em que a escrita se estiliza e compete com formas de transmitir imediatas e formatadas, em que a imagem ocupa um espaço dominador e atraente, os escritores são os mais qualificados depositários desse bem inestimável que é a língua de um povo"
Aníbal Cavaco Silva

Friday, June 23, 2006

Ellipse em exposição


Cerca de 78 obras de Julião Sarmento, Cindy Sherman, Douglas Gordon, Richard Prince ouThomas Hirschhorn na Ellipse Foundation Contemporary Art Collection, exposição inaugural do espaço da Ellipse em Cascais, abrem o ‘apetite’ para uma actividade que se pretende inovadora no panorama cultural português. Infelizmente, peças de Pierre Huyghe, Shirin Neshat e Matthew Barney não chegaram a tempo para serem incluídas nesta primeira mostra.

FIA de volta

Tuesday, June 20, 2006

Álbum Presidencial II

Álbum Presidencial I

Alkantara

Foto: Alkantara

Independentemente de textos específicos sobre espectáculos a que tive oportunidade de assistir, e que tenciono acrescentar (grande parte já foi feita no âmbito de um trabalho académico – é o famoso aproveitamento de recursos), considero importante que se faça um pequeno balanço deste festival de artes performativas que, passados 13 anos sobre a primeira edição do Danças na Cidade (o antecessor), trouxe de novo a Lisboa a dinâmica da criação e criatividade artística em diferentes âmbitos e manifestações.
Na verdade, Lisboa esteve um pouco órfã durante estes anos. Esta dinâmica que o Alkantara conseguiu ressuscitar, e que pudemos sentir ao longo da história do Danças, faz falta a cidades que se querem evoluídas, cosmopolitas, eclécticas e constantemente em progresso.
Os “mundos em palco” foram imensos, bem como os ‘palcos’ em si, desde os locais habituais a apartamentos e percursos pelas ruas da cidade, passando por sítios inesperados. Como em outras ocasiões nem sempre os eventos corresponderam às expectativas do(s) público(s) e este último, como habitualmente, ficou muito aquém do desejado. Há algo de estranho com o público típico português, que não esperávamos encontrar por estas andanças mas que, afinal, apareceu. Não só não se informa sobre os espectáculos a que vai assistir, bem como não percebeu ainda que não bastam os actos de ir e estar presente mas que é necessário respeitar os outros espectadores, que sabem que não estão numa soirée de stand up comedy, e, sobretudo, os criativos e artistas que possibilitam que tudo aconteça.
Neste balanço muito positivo, existem alguns pontos que carecem de atenção. Não contemplando o público, uma incógnita permanente, não se consegue entender porque é que não havia uma linha gráfica única, global e coerente para todos os eventos, independentemente dos locais de realização. Compreendemos que certas instituições queiram manter a sua imagem gráfica mas, a partir do momento em que participam numa iniciativa desta natureza, existem outros factores a ponderar. Outra questão foi a impossibilidade de adquirir bilhetes de forma centralizada. Por último, deixamos uma outra nota – a televisão ignorou quase por completo o Alkantara, algo que parece estranho quando, meses antes, o Indie Lisboa 2006 conheceu bastante destaque...

Monday, June 19, 2006

Regresso

Após uma 'sabática' de duas semanas, o cadavre tenciona voltar em força a partir de hoje. Fiquem atentos...

Monday, June 05, 2006

I Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón

Pertence a Maria João Pires...